domingo, 8 de março de 2009

Christian Faur - uma nova forma de desenhar com lápis


Muitas crianças começam a pintar com lápis de cera, também conhecidos como crayons. Também as memórias mais antigas de Christian Faur estão associadas a este material e talvez por isso continue a utilizá-lo para produzir arte. Mas não o faz da forma convencional, riscando sobre o papel. Em vez disso agrupa centenas ou mesmo milhares de lápis de cores diferentes na vertical dentro de molduras de madeira. As pontas dos lápis transformam-se assim em pixels que, a uma certa distância, formam imagens.

Ao longe as imagens possuem um realismo fotográfico, de tal modo são detalhadas e sutis as variações de tons. Representam sobretudo retratos de pessoas e de crianças, que o artista justifica como sendo um eco da sua juventude. A tridimensionalidade dos lápis faz com que as imagens não sejam estáticas e vão modificando a sua aparência à medida que o nosso olhar se move até desaparecerem completamente quando nos aproximamos muito perto. Só então nos apercebemos que são na realidade lápis. O ato de desenhar com lápis ganha assim originalidade e, literalmente, profundidade.

Pelo meio das imagens alguns pixels de cores vivas que evocam o código do ADN contém efetivamente mensagens escondidas e decifráveis através um código alfabético cromático da autoria de Christian Faur.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Artista chinês faz Mona Lisa 'chorar' no Louvre


Uma versão cinza gigantesca de Mona Lisa com lágrimas nos olhos e tinta escorrendo pela frente será exposta no Museu do Louvre esta semana, na sala ao lado da tela original de Leonardo da Vinci

Criada pelo artista franco-chinês Yan Pai-Ming, a nova obra está ao centro de uma exposição intitulada "O Funeral de Mona Lisa", que faz parte dos esforços do Louvre para colocar a arte contemporânea frente a frente com obras-primas do passado.

A exposição consiste em cinco pinturas. A enorme Mona Lisa cinza está ao centro, ladeada por duas ilustrações misteriosas que parecem nuvens cinzas e são pontilhadas com imagens de caveiras moldadas sobre quadros tomográficos da cabeça do pintor.

Nas pontas da exposição estão um retrato do pai de Yan, já morto, e um auto-retrato do próprio Yan em pose fúnebre. O artista disse que as obras são "uma homenagem e um funeral" de Mona Lisa, mas não deu maiores explicações.

Yan é célebre nos círculos da arte contemporânea por seus retratos de ícones do século 20, de Mao Zedong a Bruce Lee.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo. Em 2008, recebeu 8,5 milhões de visitantes, muitos deles turistas para os quais a atração principal é a Mona Lisa.

Muitos artistas já usaram a obra-prima de Da Vinci como base para trabalhos próprios, às vezes parodiando o original. O pintor dadaísta Marcel Duchamp deu a ela um bigode e cavanhaque, e Andy Warhol criou serigrafias pop dela.

Mas esta é a primeira vez que um trabalho inspirado na Mona Lisa é exposto tão perto do original.

terça-feira, 3 de março de 2009

One Degree Less



A idéia é pintar o telhado da casa ou prédio de branco. Assim, os raios solares são refletidos, ajudando a diminuir o aquecimento global e de sua casa. No site, que em breve terá sua versão em português, mostra algumas soluções com este propósito. Para os mais céticos, há um estudo cientifico no site.

My Creation

My creation Originally uploaded by Madelina.